As plantas são indispensáveis na nossa vida e na terra, isto porque elas libertam oxigénio, o que permite a respiração da maior parte dos seres vivos. Saiba que toda a vida na terra não existiria se não existissem plantas no planeta, a Terra seria, um planeta sem vida.
Existem grandes variedades de plantas, de vários tamanhos e de feitios diferentes, há também plantas rasteiras como musgo, arbustos, árvores tanto de tamanho médio, como grandes. Algumas têm flor, como a roseira, a amendoeira, e outras não como o musgo e os fetos. Veja o quanto é interessante uma planta!
As árvores por outro lado possuem várias raízes, que partem do tronco principal da árvore, estas raízes servem como uma forma de absorção e reserva de alimentos. Para as plantas mais pequenas as raízes, podemos encontrar este sistema de reserva de alimentos no nabo e na cenoura.
A plantas com raiz fasciculada que a raiz de tamanho grosso e idênticos a um feixe, com ou sem reservas de alimentos. A dália tem raízes fasciculadas e com reserva de alimento, e o trigo e milho, suas raízes são fasciculadas e sem reservas de alimento. O pinheiro por sua vez possui uma raiz subterrânea, o nenúfar, o agrião por sua vez, tem uma raiz aquática, a hera e o musgo têm uma raiz aérea.
A raiz é a parte mais importante de qualquer planta, pois é a partir desta que se dá a recolha e absorção da água e minerais e é nesta que se dá a acumulação das reservas de alimentos, já no caule das plantas, existem vários tipos como: o caule oco que é o do trigo e milho, o do caule maciço é o do agrião e o da macieira, e também o caule aquário que é o da macieira, e o subterrâneo que é o da batateira. Do caule saem os ramos, as folhas, as flores e os frutos que é a parte aérea da planta, ele também transporta água e sais minerais da raiz até as folhas, e também por todas as outras partes da planta. As plantas persistentes, por outro lado, nunca perdem totalmente as suas folhagens. A folhagem mais persistente é a do castanheiro, figueira, carvalho, videira, pinheiro, oliveira e a do limoeiro. A folha também fabrica os alimentos da planta, e realiza a respiração e a transpiração da planta. Esta também serve como uma fonte de reserva de alimento e de protecção.